
O axé mais uma vez ganha um palco especial para mostrar sua força do outro lado do Atlântico. Sábado, em Arganda del Rey, na capital espanhola, a cantora Ivete Sangalo e o cantor, compositor e multiinstrumentista Carlinhos Brown são as principais atrações da primeira edição do Rock in Rio Madri, que será aberto amanhã com Alanis Morissette, Jack Johnson e Manolo Garcia.
“Vai ser um dia muito especial. O show está lindo, repleto de músicas novas, cenários e figurinos também novinhos. Vai ser uma delícia. O povo espanhol pode se preparar porque nós vamos fazer Madri tremer”. a revelação é da cantora Ivete Sangalo entusiasmada em participar de mais um grande evento organizado pelo produtor Roberto Medina, criador do Rock in Rio no Brasil, em Portugal e agora em Madri.
Os espanhóis vão conhecer as novidades do seu último CD/DVD Multishow ao vivo, Ivete no Maracanã, que será apresentado pela terceira vez fora do país. Entre técnicos, músicos e bailarinos, a megaprodução envolve cerca de 34 profissionais. No repertório, grandes sucessos como Festa, Berimbau metalizado, Abalou, as românticas Se eu não te amasse, Quando a chuva passar e Deixo.
Única artista presente em todas as edições do festival Rock In Rio Lisboa, realizadas em 2004, 2006 e 2008, Ivete vem a cada temporada consolidando sua carreira entre os exigentes fãs europeus. “Fazer o Rock in Rio Madri é positivo por vários motivos. Um deles é a preocupação social e a dedicação em prol de um mundo mais justo, feliz e cheio de oportunidades. Outro é por saber que é uma grife de música bem formulada, bem estruturada e com alto nível de profissionalismo, além de ser brasileira na sua origem que agora, além de Portugal, se estende a Madri”, pontuou.
Para levantar a poeira, Ivete será acompanhada pela Banda do Bem, formada por Jaguar (guitarra); Gigi (baixo); Toinho (bateria); Radamés (teclados); Gilberto e Ferreirinha (trombone); Letieres Leite (sax e flauta); Fábio Obrien, Márcio Brasil e Cara de Cobra (percussão); Patrícia Sampaio, Tito Bahiense e Danilo (backing vocals) e os bailarinos Lino, Clodonaldo, Dudé, Juliana e Maíra.
Força percussiva - Se Ivete reina absoluta em Portugal, Carlinhos Brown faz o mesmo na Espanha, onde é o maior nome da música brasileira no momento. O músico faz segredo do repertório que apresentará durante o concerto em Madri, mas comemora o fato de poder levar sua banda inteira para o palco. E promete como um dos destaques do repertório do show, além dos grandes sucessos, a música Yarahá, uma homenagem às rainhas das águas salgada e doce, Iemanjá e Odoiá. O videoclipe da música já está pronto e será mostrado em primeira mão à imprensa internacional presente ao Rock in Rio Madri. O filme reúne imagens capturadas durante a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, em Salvador, quando Brown promoveu homenagens ao orixá.
Além de ser convidado para o Rock in Rio Madri, Carlinhos Brown comemora o fato de poder mostrar, mais uma vez na Espanha, que a música percussiva brasileira está mais viva do que nunca. “Desde 1979, quando subi no trio elétrico pela primeira vez a convite da banda de rock Mar Revolto, percebi que a percussão que fazia nas ruas, vinda dos terreiros de candomblé, e que aprendi com meu mestre Pintado do Bongô, era o novo”, afirma Brown.
Como professor de percussão, o cacique do Candeal já formou mais de cinco mil alunos que hoje se espalham pelo Brasil e pelo mundo, como solistas renomados ou acompanhando grandes artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Seal e o grupo americano Stomp.
Brown subirá ao palco acompanhado por Aninha Oliveira e Cris Bellare (vocais); Mikael Mutti (teclados); Ronaldo Borges (baixo); Júlio Medeiros (violão e guitarra); Kakau Araújo (violão e guitarra); Marquinhos (bateria); Élber, Dedé Reis, Chrispin, Danilo e Abará (percussão); João Teoria (trompete); Rowney Scott (saxofone) e Alex Batista (trombone).
Cidade do RockA exemplo da primeira edição do Rock in Rio no Brasil e das três edições em Lisboa, o Rock in Rio Madri, que acontece pela primeira vez na capital da Espanha, terá, também, uma cidade do rock.
Os organizadores prepararam, em Arganda del Rey, nos arredores de Madri, um espaço de 200 mil metros quadrados. Além dos dois palcos para os shows, foram erguidas tendas para desfiles de moda, pista de neve, lojas e praças de alimentação. Durante dois finais de semana (27 e 28 de junho e 4, 5 e 6 de julho) irão se apresentar artistas como Bob Dylan, The Police, Shakira, Alejandro Sanz, Neil Young, Franz Ferdinand, Lenny Kravitz, Tokyo Hotel e Amy Winehouse. A grande expectativa é se Amy, que fez uma apresentação deplorável no Rock in Rio Lisboa, terá condições de se apresentar no evento.